Introdução

Neste tutorial, vamos explorar como implementar experiências de euforia digital utilizando as ferramentas Unity e Unreal Engine, integrando recursos de realidade aumentada. A realidade aumentada (RA) tem o potencial de transformar a forma como interagimos com o mundo digital, permitindo que elementos virtuais sejam sobrepostos ao ambiente físico. O objetivo deste guia é fornecer um passo a passo detalhado para desenvolvedores que desejam criar projetos interativos e envolventes, aplicando conceitos de euforia digital. Veremos desde a configuração do ambiente até a implementação de projetos que combinam a interatividade dos jogos e a realidade aumentada de forma coesa. Ao longo do tutorial, utilizaremos exemplos práticos em ambas as plataformas, oferecendo insights valiosos sobre as melhores práticas e ferramentas disponíveis.

Etapas

  1. Configuração do Ambiente de Desenvolvimento

    Para iniciar o desenvolvimento com Unity e Unreal Engine, o primeiro passo é instalar ambas as ferramentas. Você precisará do Unity Hub para gerenciar suas versões do Unity e do Epic Games Launcher para o Unreal Engine. Após a instalação, crie uma nova conta, se ainda não tiver uma. Selecione a versão mais recente do Unity e Unreal Engine, garantindo que ambas estejam instaladas corretamente.

    commands
    # Baixar e instalar o Unity Hub
    # Baixar e instalar o Epic Games Launcher
    # Criar contas em ambas as plataformas

  2. Criando um Projeto em Unity

    No Unity Hub, clique em ‘Novo Projeto’ e escolha a template ‘3D’. Nomeie seu projeto como ‘ExperienciaImersiva’ e escolha um local para salvá-lo. Depois de criado, abra o projeto e verifique se os pacotes de AR Foundation e ARKit/ARCore estão instalados através do Package Manager.

    commands
    # No Unity Hub, clique em 'Novo Projeto' > '3D'
    # Nomeie como 'ExperienciaImersiva'
    # Instale AR Foundation e ARKit/ARCore no Package Manager

  3. Configuração da Realidade Aumentada no Unity

    Adicione um objeto AR Session ao seu projeto. Isso pode ser feito clicando com o botão direito na Hierarquia e escolhendo ‘XR’ > ‘AR Session’. Em seguida, adicione um ‘AR Session Origin’ para controlar a posição da câmera na cena. Finalmente, configure as permissões de câmera no Player Settings.

    instructions
    Clique em 'GameObject' > 'XR' > 'AR Session' e depois 'GameObject' > 'XR' > 'AR Session Origin'. Em Player Settings, ative as permissões para a câmera.

  4. Criando um Modelo 3D para Realidade Aumentada

    Crie ou importe um modelo 3D que você deseja exibir na realidade aumentada. Você pode usar ferramentas como Blender para criar um modelo simples ou baixar um da Asset Store do Unity. Importante garantir que ele esteja em um formato compatível, como .fbx.

    commands
    # Criar ou baixar um modelo 3D na Asset Store
    # Importá-lo para o projeto Unity

  5. Adicionando o Modelo à Cena de Realidade Aumentada

    Arraste o modelo para a cena do Unity, dentro do objeto ‘AR Session Origin’. Ajuste a escala e a posição conforme necessário para assegurar que ele se integre bem ao ambiente físico. Após isso, adicione um script para manipular a interação do modelo na realidade aumentada.

    ModeloScript.cs
    using UnityEngine; 
    
    public class ModeloScript : MonoBehaviour { 
        void Update() { 
            if (Input.touchCount > 0) { 
                Touch touch = Input.GetTouch(0); 
                if (touch.phase == TouchPhase.Began) { 
                    // Código para interagir com o modelo 
                    transform.Rotate(0, 30, 0); 
                } 
            } 
        } 
    }

  6. Configurando o Projeto no Unreal Engine

    Abra o Epic Games Launcher e inicie o Unreal Engine. Crie um novo projeto selecionando ‘Games’ e a template ‘Third Person’. Após a criação, vá para ‘Edit’ > ‘Plugins’ e ative o plugin AR.

    commands
    # Abrir o Unreal Engine
    # Criar novo projeto > 'Games' > 'Third Person'
    # Ativar AR Plugin em 'Edit' > 'Plugins'

  7. Implementando a Realidade Aumentada no Unreal

    No Unreal Engine, você precisa criar um novo Blueprint Para o AR. Clique com o botão direito na Content Browser e selecione ‘Blueprint Class’, escolha ‘ARPawn’. Implemente a lógica de realidade aumentada para rastrear o espaço físico e exibir conteúdo virtual.

    instructions
    Crie um novo Blueprint 'ARPawn' na Content Browser e adicione componentes como AR Camera e AR Session.

  8. Exibindo Conteúdo em Realidade Aumentada

    Adicione um modelo 3D ao seu ARPawn. No Editor do Blueprint, crie uma referência ao modelo e utilize o método ‘Spawn Actor’ para adicioná-lo à cena. Configure a lógica para adicionar e remover objetos 3D conforme a interação do usuário.

    instructions
    No seu ARPawn, adicione uma referência ao modelo e utilize 'Spawn Actor' para exibir o conteúdo.

  9. Testando a Aplicação em Dispositivos Reais

    Para testar a aplicação real, é necessário compilar e executar os projetos em dispositivos com suporte à realidade aumentada. Para Unity, conecte-se a um dispositivo Android ou iOS, e para Unreal, siga as instruções para implantar o projeto no seu dispositivo adequado. Teste a interatividade e faça ajustes conforme necessário.

    commands
    # Para Unity: Conectar dispositivo e compilar via Build Settings
    # Para Unreal: Escolher 'Launch' e selecionar dispositivo

Conclusão

Neste tutorial, exploramos como configurar e desenvolver experiências imersivas utilizando Unreal Engine e Unity com foco em Realidade Aumentada. Vimos como preparar o ambiente de desenvolvimento, criar projetos, configurar a integração do sensor, adicionar conteúdo 3D e testar em dispositivos reais. Esses passos constituem uma base sólida para criar aplicações que encantam e envolvem os usuários em outro nível, tornando-as verdadeiramente memoráveis. Agora que você tem um conhecimento prático, experimente criar suas próprias cenas de euforia digital.

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