Introdução

Nos últimos anos, houve um renascimento do interesse por linguagens de programação clássicas, e o BASIC, em especial, ganhou nova vida através do QB64. Neste tutorial, você aprenderá como criar jogos interativos utilizando QBasic com o framework QB64, que permite a execução e modernização do código BASIC. Vamos explorar como configurar o ambiente de desenvolvimento, criar gráficos e sons, gerenciar a entrada do usuário e, finalmente, implementar um jogo simples, mas envolvente. Este guia é ideal tanto para aqueles que cresceram com o BASIC quanto para novos programadores que desejam se aventurar em um estilo clássico de programação de jogos.

Etapas

  1. Configuração do Ambiente com QB64

    Para começar, você precisa instalar o QB64. Baixe a versão mais recente do QB64 no site oficial (https://www.qb64.dev/). Após o download, extraia o arquivo em uma pasta de sua escolha. Abra o QB64 e verifique se está funcionando corretamente ao executar um programa simples.

    commands
    REM Programa de teste para verificar a instalação
    PRINT 'QB64 instalado com sucesso'
    SLEEP

  2. Criando um Jogo Simples – Configuração Inicial

    Neste passo, você criará a estrutura básica do jogo. Inclua a janela do jogo e configure as variáveis necessárias para o jogo. Comece criando um novo arquivo com extensão ‘.BAS’ no QB64.

    game.bas
    SCREEN 12
    DIM score AS INTEGER
    score = 0
    PRINT "Bem-vindo ao Jogo!"
    PRINT "Pressione qualquer tecla para começar..."
    DO WHILE INKEY$ = ""
    LOOP
    CLS

  3. Implementando Gráficos e Sons

    Agora vamos implementar gráficos simples. Adicione elementos gráficos e um efeito sonoro que será tocado durante o jogo. Você pode usar os gráficos integrados do QB64 ou importar suas próprias imagens.

    game.bas
    SOUND 500, 4
    FOR i = 1 TO 10
      CIRCLE (100, 100), i * 10, 15
    NEXT i
    SOUND 1000, 4
    PRINT "Jogo em andamento..."

  4. Gerenciando Entrada do Usuário

    Adicione controle de entrada do usuário para tornar o jogo interativo. Use teclas do teclado para mover um objeto na tela ou tomar uma ação no jogo. Vamos implementar a captura de teclas usando a função INKEY$.

    game.bas
    DO
      key$ = INKEY$
      IF key$ = "w" THEN PRINT "Movendo para cima..."
      IF key$ = "s" THEN PRINT "Movendo para baixo..."
    LOOP UNTIL key$ = "q"

  5. Finalizando o Jogo e Exibindo a Pontuação

    Por fim, implemente a lógica para finalizar o jogo e exibir a pontuação final. Adicione uma condição de saída e informe ao jogador sua performance antes de encerrar o jogo.

    game.bas
    PRINT "Fim do Jogo!"
    PRINT "Sua pontuação final é: "; score
    SLEEP 2

  6. Testando e Aprimorando o Jogo

    Execute o jogo no QB64 e teste todas as funcionalidades. Faça ajustes conforme necessário. Busque feedback e refina a experiência de jogabilidade com as adições baseadas no que você aprendeu ao longo do processo.

    commands
    RUN game.bas

Conclusão

Neste tutorial, você aprendeu a criar um jogo interativo simples usando QBasic e QB64. Desde a configuração do ambiente até o gerenciamento da entrada do usuário, cada etapa foi projetada para guiá-lo na construção de jogos de forma acessível e divertida. O renascimento do BASIC é uma ótima oportunidade para a nova geração de programadores explorarem uma linguagem clássica, e com QB64, agora é mais fácil do que nunca. Siga explorando, praticando e quem sabe, crie jogos ainda mais complexos e envolventes!

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