Introdução
Neste tutorial, vamos explorar como o BASIC, uma linguagem de programação que fez história nas décadas passadas, ainda pode ser reimaginado e utilizado com ferramentas modernas como FreeBASIC e QB64. A proposta deste guia é mostrar como desenvolver projetos práticos e relevantes, utilizando conceitos contemporâneos de programação, integração com bibliotecas e frameworks e criação de aplicações que podem rodar em diferentes plataformas. Através de exemplos claros e códigos executáveis, você verá que o BASIC pode ser muito mais do que uma linguagem de ensino, tornando-se uma opção viável para projetos modernos.
Etapas
Instalação do FreeBASIC e QB64
O primeiro passo é instalar as ferramentas necessárias para o desenvolvimento. FreeBASIC e QB64 podem ser baixados de seus sites oficiais. Para FreeBASIC, escolha a versão adequada para o seu sistema operacional e siga as instruções de instalação. Para QB64, baixe o arquivo e descompacte-o em um diretório da sua preferência.
commands# Baixar FreeBASIC
wget https://www.freebasic.net/forum/files/FBWin32.zip
# Baixar QB64
wget https://github.com/QB64/QB64/releases/latest/download/QB64-linux-x64.zipConfiguração do Ambiente de Desenvolvimento
Após a instalação, configure o ambiente de desenvolvimento para facilitar a escrita e execução do código. Um editor de código como Visual Studio Code ou Notepad++ é recomendado. Certifique-se de que o caminho dos binários do FreeBASIC e QB64 estão configurados nas variáveis de ambiente do sistema.
commands# No terminal, adicione ao PATH (exemplo para Linux)
export PATH="/path/to/freebasic:$PATH"
export PATH="/path/to/qb64:$PATH"Criando um Projeto Básico em QB64
Vamos criar um projeto simples em QB64. Abra o ambiente de desenvolvimento e crie um novo arquivo chamado `hello_world.bas`. Adicione o seguinte código para criar um aplicativo que imprime ‘Hello, World!’.
hello_world.basPRINT "Hello, World!" SLEEP
Compilando e Executando o Projeto em QB64
Agora, vamos compilar e executar o programa que você criou. Certifique-se de estar no diretório onde o arquivo `hello_world.bas` está localizado. Execute o seguinte comando para compilar e rodar o programa.
commands# Compilar o arquivo
qb64 hello_world.bas
# Executar o programa
./hello_worldCriando um Jogo Simples em FreeBASIC
Vamos desenvolver um jogo simples usando FreeBASIC. Crie um novo arquivo chamado `guessing_game.bas`. O jogo pedirá para o usuário adivinhar um número entre 1 e 100.
guessing_game.basDIM target AS INTEGER target = INT(RND * 100) + 1 DIM guess AS INTEGER DO PRINT "Adivinhe o número (1-100): " INPUT guess IF guess < target THEN PRINT "Tente um número maior." IF guess > target THEN PRINT "Tente um número menor." LOOP UNTIL guess = target PRINT "Parabéns! Você adivinhou o número!" SLEEP
Compilando e Executando o Jogo em FreeBASIC
Assim como na etapa anterior, compile e execute o jogo criado. Navegue até o diretório onde `guessing_game.bas` está salvo e rode os seguintes comandos.
commands# Compilar o arquivo
fbc guessing_game.bas
# Executar o jogo
./guessing_gameIntegrando Bibliotecas em FreeBASIC
Para expandir a funcionalidade do seu jogo, você pode integrar bibliotecas adicionais. Neste exemplo, vamos usar a biblioteca `fbsql` para armazenar placares de forma persistente. Você precisa baixar a biblioteca e incluir no seu projeto. Crie um arquivo de configuração `game_config.bas`.
game_config.bas'' Incluir fbsql no seu projeto'' #INCLUDE "fbsql.bi" ' Adicione sua lógica de conexão e manipulação de dados aqui.
Criando a Interface do Usuário com QB64
Em vez de apenas usar o terminal, você pode criar uma interface gráfica simples para seu jogo em QB64. Vamos adicionar uma janela que exibe instruções e permite que o usuário insira o número diretamente.
interface_game.basSCREEN 12 COLOR 15, 1 PRINT "Adivinhe um número entre 1 e 100" INPUT "Digite seu palpite: "; guess ' Inclua aqui a lógica de adivinhação
Executando Testes do Jogo
Por fim, teste seu jogo para garantir que todas as funcionalidades estejam funcionando corretamente. Tente diferentes entradas e verifique se o comportamento do jogo é como o esperado. Você pode criar casos de teste simples, anotando suas entradas e as saídas esperadas.
commands# Execute o jogo após cada modificação para ver se tudo está funcionando como esperado
./guessing_game
Conclusão
Neste tutorial, exploramos como reimaginar a programação em BASIC utilizando ferramentas modernas como FreeBASIC e QB64. Através de projetos práticos, aprendemos a criar aplicações simples e até jogos, integrando bibliotecas para expandir suas funcionalidades. Embora BASIC tenha raízes nos primórdios da programação, com as técnicas certas e ferramentas adequadas, pode-se criar aplicações contemporâneas e relevantes. Continue a explorar o que é possível fazer com essas linguagens e ferramentas e desafie-se a criar projetos ainda mais komplexos.