Introdução

Neste tutorial, vamos explorar como o BASIC, uma linguagem de programação que fez história nas décadas passadas, ainda pode ser reimaginado e utilizado com ferramentas modernas como FreeBASIC e QB64. A proposta deste guia é mostrar como desenvolver projetos práticos e relevantes, utilizando conceitos contemporâneos de programação, integração com bibliotecas e frameworks e criação de aplicações que podem rodar em diferentes plataformas. Através de exemplos claros e códigos executáveis, você verá que o BASIC pode ser muito mais do que uma linguagem de ensino, tornando-se uma opção viável para projetos modernos.

Etapas

  1. Instalação do FreeBASIC e QB64

    O primeiro passo é instalar as ferramentas necessárias para o desenvolvimento. FreeBASIC e QB64 podem ser baixados de seus sites oficiais. Para FreeBASIC, escolha a versão adequada para o seu sistema operacional e siga as instruções de instalação. Para QB64, baixe o arquivo e descompacte-o em um diretório da sua preferência.

    commands
    # Baixar FreeBASIC
    wget https://www.freebasic.net/forum/files/FBWin32.zip
    # Baixar QB64
    wget https://github.com/QB64/QB64/releases/latest/download/QB64-linux-x64.zip

  2. Configuração do Ambiente de Desenvolvimento

    Após a instalação, configure o ambiente de desenvolvimento para facilitar a escrita e execução do código. Um editor de código como Visual Studio Code ou Notepad++ é recomendado. Certifique-se de que o caminho dos binários do FreeBASIC e QB64 estão configurados nas variáveis de ambiente do sistema.

    commands
    # No terminal, adicione ao PATH (exemplo para Linux)
    export PATH="/path/to/freebasic:$PATH"
    export PATH="/path/to/qb64:$PATH"

  3. Criando um Projeto Básico em QB64

    Vamos criar um projeto simples em QB64. Abra o ambiente de desenvolvimento e crie um novo arquivo chamado `hello_world.bas`. Adicione o seguinte código para criar um aplicativo que imprime ‘Hello, World!’.

    hello_world.bas
    PRINT "Hello, World!"
    SLEEP

  4. Compilando e Executando o Projeto em QB64

    Agora, vamos compilar e executar o programa que você criou. Certifique-se de estar no diretório onde o arquivo `hello_world.bas` está localizado. Execute o seguinte comando para compilar e rodar o programa.

    commands
    # Compilar o arquivo
    qb64 hello_world.bas
    # Executar o programa
    ./hello_world

  5. Criando um Jogo Simples em FreeBASIC

    Vamos desenvolver um jogo simples usando FreeBASIC. Crie um novo arquivo chamado `guessing_game.bas`. O jogo pedirá para o usuário adivinhar um número entre 1 e 100.

    guessing_game.bas
    DIM target AS INTEGER
    target = INT(RND * 100) + 1
    DIM guess AS INTEGER
    DO
      PRINT "Adivinhe o número (1-100): "
      INPUT guess
      IF guess < target THEN PRINT "Tente um número maior."
      IF guess > target THEN PRINT "Tente um número menor."
    LOOP UNTIL guess = target
    PRINT "Parabéns! Você adivinhou o número!"
    SLEEP

  6. Compilando e Executando o Jogo em FreeBASIC

    Assim como na etapa anterior, compile e execute o jogo criado. Navegue até o diretório onde `guessing_game.bas` está salvo e rode os seguintes comandos.

    commands
    # Compilar o arquivo
    fbc guessing_game.bas
    # Executar o jogo
    ./guessing_game

  7. Integrando Bibliotecas em FreeBASIC

    Para expandir a funcionalidade do seu jogo, você pode integrar bibliotecas adicionais. Neste exemplo, vamos usar a biblioteca `fbsql` para armazenar placares de forma persistente. Você precisa baixar a biblioteca e incluir no seu projeto. Crie um arquivo de configuração `game_config.bas`.

    game_config.bas
    '' Incluir fbsql no seu projeto''
    #INCLUDE "fbsql.bi"
    ' Adicione sua lógica de conexão e manipulação de dados aqui.

  8. Criando a Interface do Usuário com QB64

    Em vez de apenas usar o terminal, você pode criar uma interface gráfica simples para seu jogo em QB64. Vamos adicionar uma janela que exibe instruções e permite que o usuário insira o número diretamente.

    interface_game.bas
    SCREEN 12
    COLOR 15, 1
    PRINT "Adivinhe um número entre 1 e 100"
    INPUT "Digite seu palpite: "; guess
    ' Inclua aqui a lógica de adivinhação

  9. Executando Testes do Jogo

    Por fim, teste seu jogo para garantir que todas as funcionalidades estejam funcionando corretamente. Tente diferentes entradas e verifique se o comportamento do jogo é como o esperado. Você pode criar casos de teste simples, anotando suas entradas e as saídas esperadas.

    commands
    # Execute o jogo após cada modificação para ver se tudo está funcionando como esperado
    ./guessing_game

Conclusão

Neste tutorial, exploramos como reimaginar a programação em BASIC utilizando ferramentas modernas como FreeBASIC e QB64. Através de projetos práticos, aprendemos a criar aplicações simples e até jogos, integrando bibliotecas para expandir suas funcionalidades. Embora BASIC tenha raízes nos primórdios da programação, com as técnicas certas e ferramentas adequadas, pode-se criar aplicações contemporâneas e relevantes. Continue a explorar o que é possível fazer com essas linguagens e ferramentas e desafie-se a criar projetos ainda mais komplexos.

Hashtags

#BASIC #FreeBASIC #QB64 #Programação #DesenvolvimentoDeJogos #Tecnologia