Introdução
Neste tutorial, vamos explorar o desenvolvimento de aplicações web utilizando Visual Basic.NET em conjunto com o ASP.NET MVC, um framework amplamente utilizado para criar aplicações web dinâmicas. Vamos guiá-lo através do ciclo de vida de desenvolvimento completo, começando com a configuração do ambiente, passando pela criação do projeto no Visual Studio, implementação do Entity Framework para manipulação de dados e finalizando com testes de unidade. Esta abordagem prática é voltada tanto para iniciantes quanto para desenvolvedores com alguma experiência que querem expandir seus conhecimentos em Visual Basic.NET e criar aplicações robustas e eficientes.
Etapas
Configuração do Ambiente de Desenvolvimento
Certifique-se de que você tenha o Visual Studio instalado em sua máquina com o suporte a desenvolvimento .NET. Você pode baixar a versão Community gratuitamente no site oficial da Microsoft. Após a instalação, verifique se os componentes relacionados ao ASP.NET e ao desenvolvimento web estão habilitados.
commands# Verificar a instalação do Visual Studio
# Abra o Visual Studio e crie um novo projetoCriação do Projeto ASP.NET MVC
No Visual Studio, clique em ‘Criar novo projeto’. Escolha ‘Aplicativo Web ASP.NET (.NET Framework)’ e clique em ‘Avançar’. Dê um nome ao seu projeto, selecione o local e, em seguida, escolha ‘MVC’ como tipo de projeto. Clique em ‘Criar’. Isso criará a estrutura básica da sua aplicação.
commands# Criar um novo projeto como 'Aplicativo Web ASP.NET (.NET Framework)'
# Selecionar o tipo 'MVC' e seguir as instruçõesConfiguração do Entity Framework
Adicione o Entity Framework ao seu projeto através do NuGet Package Manager. Clique em ‘Gerenciar Pacotes NuGet’ no menu de contexto do seu projeto, busque por ‘EntityFramework’ e instale a versão mais recente. Isso permitirá que você interaja facilmente com o banco de dados.
commands# No Visual Studio, clicar com o botão direito no projeto e seleccionar 'Gerenciar Pacotes NuGet'
# Procurar por 'EntityFramework' e instalar o pacoteCriando a Model `Produto`
Crie uma nova classe chamada ‘Produto’ na pasta ‘Models’. Neste modelo, você definirá as propriedades que representam os dados dos produtos. Utilize atributos do Entity Framework para mapear as propriedades ao banco de dados.
Produto.vbImports System.ComponentModel.DataAnnotations Public Class Produto <Key> Public Property Id As Integer Public Property Nome As String Public Property Preco As Decimal End Class
Criando o DbContext
Crie uma nova classe chamada ‘ApplicationDbContext’ também na pasta ‘Models’. Esta classe deve herdar de DbContext e incluir uma propriedade DbSet para o modelo Produto. Ela será responsável por conectar a aplicação ao banco de dados.
ApplicationDbContext.vbImports System.Data.Entity Public Class ApplicationDbContext Inherits DbContext Public Property Produtos As DbSet(Of Produto) End Class
Configuração do Banco de Dados
No arquivo `Web.config`, adicione a string de conexão para o banco de dados. Se você estiver usando o SQL Server LocalDB, a string deve ser similar a esta: ‘Data Source=(LocalDB)\MSSQLLocalDB;Initial Catalog=NomeDoSeuBancoDeDados;Integrated Security=True;’.
Web.config<connectionStrings> <add name="ApplicationDbContext" connectionString="Data Source=(LocalDB)\MSSQLLocalDB;Initial Catalog=NomeDoSeuBancoDeDados;Integrated Security=True;" providerName="System.Data.SqlClient" /> </connectionStrings>
Criando o Repositório
Crie uma interface ‘IProdutoRepository’ para definir os métodos que serão utilizados para acessar os dados dos produtos e uma classe que implementa essa interface. Essa classe usará o ApplicationDbContext para interagir com o banco de dados.
IProdutoRepository.vbPublic Interface IProdutoRepository Function GetAll() As IEnumerable(Of Produto) Function GetById(id As Integer) As Produto Sub Add(produto As Produto) Sub Update(produto As Produto) Sub Delete(id As Integer) End Interface
ProdutoRepository.vbPublic Class ProdutoRepository Implements IProdutoRepository Private context As New ApplicationDbContext() Public Function GetAll() As IEnumerable(Of Produto) Implements IProdutoRepository.GetAll Return context.Produtos.ToList() End Function ' Implementar os outros métodos aqui... End Class
Criando o Controlador `ProdutoController`
Crie um controlador chamado ‘ProdutoController’ que terá métodos de ação para retornar as visualizações dos produtos, e ações para adicionar, editar e excluir produtos.
ProdutoController.vbImports System.Web.Mvc Public Class ProdutoController Inherits Controller Private repository As IProdutoRepository Public Sub New() repository = New ProdutoRepository() End Sub Function Index() As ActionResult Return View(repository.GetAll()) End Function ' Implementar ações adicionais aqui... End Class
Desenvolvendo as Views
Crie as views necessárias para o seu controlador na pasta ‘Views/Produto’. Use Razor para criar a interface do usuário que permita visualizar, adicionar e editar produtos.
Index.vbhtml@ModelType IEnumerable(Of Produto) @Code Layout = "~/Views/Shared/_Layout.vbhtml" End Code <h2>Produtos</h2> <table> @For Each produto In Model @<tr> <td>@produto.Nome</td> <td>@produto.Preco</td> <td><a href="/Produto/Edit/@produto.Id">Editar</a></td> </tr> Next </table>
Implementação de Testes Unitários
Utilize uma biblioteca de testes, como o NUnit ou o xUnit, para implementar testes unitários que validem a funcionalidade do seu repositório e do controlador. Isso garantirá que sua aplicação se comporte de acordo com as expectativas.
ProdutoRepositoryTests.vbImports NUnit.Framework Imports Moq <TestFixture> Public Class ProdutoRepositoryTests Private mockContext As Mock(Of ApplicationDbContext) Private repository As ProdutoRepository <SetUp> Public Sub Setup() mockContext = New Mock(Of ApplicationDbContext)() repository = New ProdutoRepository(mockContext.Object) End Sub ' Adicione testes aqui... End Class
Conclusão
Neste tutorial, você aprendeu a desenvolver uma aplicação web utilizando Visual Basic.NET com ASP.NET MVC. Passamos pela configuração do ambiente, implementação do Entity Framework, criação de modelos e repositórios, além de controladores e views necessárias. A inclusão de testes unitários fornece uma base sólida para garantir a qualidade do seu código. Com esta experiência, você está pronto para avançar no desenvolvimento de aplicações web mais complexas e eficientes utilizando Visual Basic.NET.