Introdução

Neste tutorial, você será apresentado ao desenvolvimento de jogos 2D utilizando o Monkey X, um ambiente de programação ágil e eficiente para criadores de jogos. Aprenderemos a criar jogos simples e divertidos integrando o framework Nape para simulações físicas realistas e OpenFL para gráficos atraentes. Ao longo deste guia, cobriremos desde a configuração do ambiente de desenvolvimento até a implementação de um exemplo prático de jogo, incluindo manipulação de gráficos, criação de personagens e a aplicação de física nos movimentos. Este tutorial é ideal para iniciantes que desejam procurar saídas criativas no campo dos jogos, utilizando uma linguagem de programação acessível e frameworks poderosos.

Etapas

  1. Instalação do Monkey X

    Primeiramente, você precisa instalar o Monkey X em sua máquina. Para isso, acesse o site oficial do Monkey X e faça o download do instalador adequado ao seu sistema operacional. Siga as instruções cuidadosamente para realizar a instalação. Após isso, abra o terminal e digite ‘monkey -version’ para verificar se a instalação foi concluída com sucesso.

    commands
    # Verificar a versão instalada do Monkey X
    monkey -version

  2. Configuração do Projeto

    Crie um novo projeto para o seu jogo utilizando o comando ‘monkey create MyGame’. Isso cria uma estrutura de projeto básica. Você verá uma pasta chamada MyGame com subpastas como ‘source’, ‘assets’, entre outras. Utilize sua IDE favorita para abrir este projeto.

    commands
    # Criar um novo projeto
    monkey create MyGame

  3. Adicionando Dependências do OpenFL e Nape

    Você precisará adicionar as bibliotecas OpenFL e Nape ao seu projeto. Abra o arquivo ‘project.xml’ e adicione as seguintes dependências. Isso permitirá que você utilize as funcionalidades gráficas do OpenFL e a física do Nape em seu jogo.

    project.xml
    <project>
      <dependencies>
        <dependency>openfl</dependency>
        <dependency>nape</dependency>
      </dependencies>
    </project>

  4. Criando o Layout do Jogo

    Para a nossa interface do jogo, vamos criar um layout básico usando o OpenFL. No diretório ‘source’, crie um novo arquivo chamado ‘Main.hx’. Dentro desse arquivo, começaremos a implementar a janela do nosso jogo.

    Main.hx
    import openfl.display.Sprite;
    import openfl.display.Stage;
    import openfl.Lib;
    
    class Main extends Sprite {
        public function new() {
            super();
            // Cria a janela do jogo
            Lib.current.stage.stageWidth = 800;
            Lib.current.stage.stageHeight = 600;
        }
    }

  5. Adicionando Gráficos e Sprite

    Agora vamos adicionar um gráfico simples ao nosso jogo. Para isso, crie uma imagem no diretório ‘assets’ chamada ‘player.png’ e carregue-a em nosso jogo no arquivo ‘Main.hx’.

    Main.hx
    import openfl.display.Bitmap;
    import openfl.display.BitmapData;
    import openfl.Assets;
    
    class Main extends Sprite {
        public function new() {
            super();
            var player:Bitmap = new Bitmap(Assets.getBitmapData('assets/player.png'));
            addChild(player);
        }
    }

  6. Implementando Física com Nape

    Agora que temos um sprite, vamos integrá-lo com a física do Nape. Crie um novo arquivo chamado ‘Physics.hx’ no diretório ‘source’. Nesse arquivo, inicializaremos a simulação física e aplicaremos a força para mover o jogador.

    Physics.hx
    import nape.space.Space;
    import nape.phys.Body;
    
    class Physics {
        private var space:Space;
    
        public function new() {
            space = new Space();
        }
    
        public function update():Void {
            // Código para atualização do espaço de simulação
            space.step(1/60);
        }
    }

  7. Criando o Loop de Jogo

    O jogo precisa de um loop que atualize a lógica do jogo em tempo real. Adicione um método ‘update’ em ‘Main.hx’ que chame o método de atualização do nosso espaço de física a cada frame.

    Main.hx
    import openfl.events.Event;
    
    class Main extends Sprite {
        private var physics:Physics;
    
        public function new() {
            super();
            physics = new Physics();
            addEventListener(Event.ENTER_FRAME, update);
        }
    
        private function update(event:Event):Void {
            physics.update();
        }
    }

  8. Teste o Jogo

    Com tudo configurado, você pode iniciar o jogo. No terminal, acesse o diretório do projeto e execute ‘monkey run’. Isso compilará o seu projeto e iniciará o jogo, permitindo que você visualize o que foi implementado até agora.

    commands
    # Executar o jogo
    monkey run

Conclusão

Neste tutorial, você aprendeu os conceitos básicos do desenvolvimento de jogos 2D utilizando Monkey X. Desde a instalação, configuração do projeto, até a implementação de gráficos e física, este guia oferece uma base sólida para que você possa expandir e criar seus próprios jogos. Agora, com as habilidades adquiridas, você está pronto para experimentar, criar personagens mais complexos, adicionar níveis, e eventualmente, desenvolver um jogo totalmente funcional.

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